Apesar de grande parte da população brasileira amar café, existem diferentes tipos de cafeteria, ideais para regiões e públicos diversos.
Segundo a ABIC (Associação Brasileira de Indústria de Café), 95% da população brasileira consome a bebida, tornando o Brasil o segundo maior consumidor de café do mundo.
Isso faz com que cafeterias sejam uma ótima opção de negócio, mas antes de dar o primeiro passo, é preciso escolher qual modelo tem mais chances de sucesso na sua cidade. Continue lendo para entender!
Conheça os 5 principais tipos de cafeteria
Dados da BSCA (Associação Brasileira de Cafés Especiais) revelam que, só em 2020, a produção de cafés especiais aumentou 50%.
Além disso, a Federação dos Cafeicultores do Cerrado divulgou que o consumo de cafés especiais no nosso país tem tido um aumento médio anual de 15%.
Mesmo que o Brasil seja o maior produtor de café do mundo — com 47 milhões de sacas produzidas em 2021 —, quando o assunto é comercializar esse produto, é preciso fazer um planejamento para se destacar dos concorrentes.
Como todo empreendimento, é preciso definir o seu público-alvo e sua localização, mas no caso das cafeterias, esses fatores são ainda mais essenciais para decidir qual modelo faz mais sentido para você.
Com isso em mente, separamos os 5 principais tipos de cafeterias para te ajudar a fazer essa difícil escolha.
1. Cafeteria tradicional (salão)
O modelo de cafeteria tradicional consiste em não só encontrar, mas decorar o ambiente para que desperte sensações de conforto e aconchego, fazendo com que quem entre queira passar um bom tempo ali.
Ou seja, até mesmo a equipe contratada e a estratégia de marketing precisa estar alinhada neste objetivo, pois uma vez que a clientela for cativada, sua cafeteria nunca estará vazia.
Apostar em cafés especiais também é essencial, pois mostra que seu estabelecimento conhece muito bem a área, seus produtos e está pronto para oferecer a melhor experiência possível.
Muitas pessoas buscam cafeterias para encontros sociais, profissionais e até mesmo para passar um “alone time” (tempo sozinho) de qualidade.
Por isso, caso escolha esse tipo de cafeteria, fidelizar esses clientes deve ser um dos seus principais objetivos.
2. Cafeterias “to go”
Essa modalidade cresceu durante a pandemia de Covid-19, já que muitos estabelecimentos ficaram fechados durante a quarentena.
Inclusive, de acordo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), 67% das redes de franquias consideram começaram a pensar em adotar o modelo “To go”.
Nele, os clientes vão até a loja e fazem o pedido para levar. Essa opção é a preferida de quem tem uma rotina corrida e precisa de praticidade e agilidade em todas as atividades do dia a dia.
Dessa forma, você não precisa se preocupar tanto com o espaço físico que escolher, que pode ser pequeno, desde que bem equipado e que forneça apenas produtos de qualidade inquestionável.
Flexível, esse tipo de cafeteria reduz custos sem deixar de fazer o dia dos clientes mais feliz.
3. Cafeteria Híbrida
Esse tipo de cafeteria consegue atender tanto o público que deseja um local bacana para encontrar os amigos ou marcar um encontro de negócios, quanto quem só precisa pegar um café “to go” e seguir para o próximo compromisso da agenda.
Apesar de também precisar levar em consideração o ambiente, essa modalidade possui a vantagem de ser mais completa e, assim, atrair diferentes perfis de pessoas.
É o match perfeito entre a cafeteria tradicional e a to go. Então, se você não sabe qual delas é a sua preferida, talvez a modalidade híbrida seja a melhor opção para você.
4. Cafeteria quiosque
O modelo de cafeteria quiosque é excelente para quem deseja economizar no espaço e, mesmo assim, manter uma alta rotatividade de clientes.
Como você não precisa se preocupar em contratar diversos funcionários ou equipar e decorar um salão, concentre-se em escolher cafés e lanches com preparos mais simples e rápidos, pois esse é o objetivo dos clientes deste tipo de cafeteria.
A principal diferença entre essa modalidade e a “to go” é que, geralmente, os quiosques são montados no meio de centros de negócios — como shoppings centers — e, por isso, o público é mais limitado e seu estabelecimento fica mais dependente a horários de pico.
5. Franquias de cafeteria
Principalmente para quem está começando, esse tipo de cafeteria é a melhor opção de investimento.
Isso se dá porque as franquias oferecem um modelo de negócio já testado e aprovado, ou seja, você não precisa começar do zero e ainda pode contar com diversos benefícios, como infraestrutura, treinamentos e suporte ao franqueado.
Ainda segundo a Pesquisa de Desempenho da Associação Brasileira de Franchising (ABF), apenas durante o 2º trimestre de 2022, o faturamento do setor de franquias cresceu 16,8%, se comparado com o mesmo período de 2021.
O setor de Alimentação – Food Service teve um crescimento de 22,3%, sendo o segmento que mais faturou neste período e, como as cafeterias estão dentro desse setor, sua chance de ser bem sucedido é bem maior.
Dentro das franquias de cafeterias, é possível trabalhar com a modalidade de salão, “to go”, híbrido e quiosque. Portanto, é a opção mais versátil e segura disponível no mercado.
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A Go Coffee iniciou a sua jornada em 2017, na cidade de Curitiba/PR, quando André Henning e Elói Ferreira, sócios-fundadores da Go Coffee, decidiram se tornarem pioneiros da modalidade café “to go” de qualidade no país.
Depois de Caio Nardes se juntar ao time, iniciou-se um projeto de expansão que levou às 121 unidades espalhadas por mais de 70 cidades do Brasil.
Hoje, a Go Coffee tem o know-how necessário para proporcionar aos seus franqueados a oportunidade de faturar até 1 milhão ao ano, com uma média de lucro mensal entre 20% e 30% e payback entre 12 e 18 meses.
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